Ônibus adiados para resolver problemas do Android 14
INTERVALO PROLONGADO
Ainda resolvendo bugs da migração da Unity 2020 para a 2022 para atender aos requisitos e dependências da Play Store, Android 14 e Google Play Billing Library 6 :(
Caraca, que doideira manter a versão mobile dessa coisa. Desde o final do ano passado preso nisso. Nunca vou terminar as árvores do Arica desse jeito =/ Me arrependi de ter mostrado... Se soubesse o que o Android 14 nos prepararia... kkkkk. Vai ser tendência nunca mais mostrar nada, fazer nos bastidores... Chegar e lançar.
Tem uns 10 ônibus praticamente prontos, atrasados para sair, e mais 10 encomendados para os próximos 2 a 4 anos. Também me arrependi de mostrar o Mi4 na capa do jogo. Peço desculpas pelo atraso, já era pra ter lançado. Entre lançar ele e resolver as pendências do Android 14, as pendências do sistema são mais importantes. Como já tem um monte de mods, um a mais ou a menos faria pouca diferença. Ele está praticamente pronto, mas gosto de revisar bem os modelos que curto.
Não vou mais mostrar nenhum além dos exibidos, deixa chegar a hora e lanço, é melhor. Toda hora o Android quebras as pernas tendo que parar para resolver coisas que não precisava.
As atualizações da Unity quase sempre são bem horríveis, a experiência das novas versões parecem pioradas em relação às anteriores. Há melhorias, mas são ofuscadas pelos incontáveis erros que levam meses para corrigir e pela remoção de recursos que gostávamos. Isso quando corrigem. Há bugs que persistem por mais de um ano, dependendo do caso. Eles não são muito abertos a feedbacks, batem o martelo e pronto... Removem algo útil, quebram compatibilidade com algumas coisas... Todo software complexo passa por isso, é chato.
A Unity 2022 que está sendo praticamente obrigatória pela Google agora fica crashando o editor na minha cara quando dou play no game dentro do editor. É impossível testar coisas nela aqui, não dá pra entender porque crasha. Pelo menos dá para compilar o app, já é um avanço.
O projeto tem cerca de 8 anos contando o alpha da versão PC de 2016, que era nomeada como "BRT Simulator". Desses 8 anos pode colocar, resumindo por cima:
* 4 anos e um pouco mais gastos SOMENTE PARA O AJUSTE DE SUPORTE DE PLATAFORMA ANDROID! Atualizações de SDK e atualizações da Unity, que quebram sistemas do jogo constantemente quando muda para uma versão do ano seguinte. Todos os anos, praticamente. Aparecem bugs onde não bugava, problemas que só se manifestam em alguns aparelhos, etc. É uma loucura total.
* 1 ano só pra conseguir os resultados da sanfona animada nos mods (ainda experimental, mas bastante promissora e funcional no PBS2/Core). Isso não foi tempo perdido porque o recurso deu certo e ficou muito bom, valeu a pena. Em média gastei dois meses por ano tentando e quebrando a cara até dar certo.
* Sobram 3 anos onde foi feito todo o resto! As fases 1 e 2 dos ônibus, a 1, 2, 3 e 4 dos mapas... Os ajustes nos conteúdos nativos... É loucura!
É muito desproporcional. Perdemos mais tempo apenas pro app minimamente continuar existindo do que fazendo conteúdo e a programação dos sistemas dele em si =/
Isso será recuperado expressivamente com o futuro projeto com mods em C# para PC, já que o ritmo de produção de animações independentes tenderá a ser bem mais veloz. Ele não vai ser o PBS, será um projeto mais audacioso servindo como uma escolinha de programação. Uma plataforma para mods dos mais diversos tipos - se quiser fazer um foguete, avião, navio etc daria para fazer já que os códigos serão parcialmente abertos. Nosso foco ainda serão os ônibus, mas com a abertura vai dar para ter quase todo tipo de coisa.
Deixa acontecer primeiro. É um projeto que nem vai tomar tanto tempo, já que será uma abertura do que já temos desde 2016... Ainda mais com ajuda do Chat GPT, Gemini etc. É outra pegada. As coisas serão muito mais velozes. Fez o script, salvou no mod, abriu e rodou. Sem precisar atualizar a engine toda hora. Sem as maluquices das limitações do iOS ou Android. Se vai funcionar ou não são outros o500 haha... Vai ter mod leve, mod pesado, mod ruim, mod bom... É o preço da liberdade.
Quem sabe algumas coisas novas poderão (ou não) compor uma fase 3 dos ônibus no futuro. Só não prometemos, pode ser que tenha como pode ser que não tenha. Mais animações iriam aumentar o custo de produção dos mods, já que tomarão muito mais tempo. Eles continuarão sendo lançados somente na fase 2 por uma boa temporada.
Preferimos mais ônibus com menos animações do que muitas animações com poucos ônibus. É uma escolha racional, e valeu a pena. Em poucos anos conquistamos milhares de modelos, em grande parte proporcionados com o Blend Livre que tanto investimos recursos e energia nos últimos anos! É algo que literalmente NENHUMA OUTRA EMPRESA DE JOGOS FEZ, FAZ OU PROVAVELMENTE FARÁ. É único! Isso que dá a liberdade de ter os modelos que gostamos com tantas variações de chassi, motor, portas, painéis, tamanhos etc.
É diferente de qualquer outro jogo comercial tradicional. Pode não ser o maior ou melhor, sofremos nos mapas devido o alto custo sem equipe, mas nos ônibus... Nunca antes na história (rsrs) foram feitos tantos modelos com o 3D editável. E tem mais por vir, claro.
Os jogos comerciais tradicionais fazem poucos, geralmente são fechados ou privados, nunca deixam mexer no 3D. Nem na comunidade a galera gosta muito de abrir. Tem um monte que priva só pros amigos.
O Proton Bus chegou chutando o balde e fazendo dezenas de modelos abertos, que viraram milhares de variações... É um dos maiores feitos do projeto! Às vezes difícil de reconhecerem, infelizmente. Principalmente por estar aberto. Muita gente relança os mods fazendo pouco caso dos créditos, aí fica parecendo que o projeto não tem conteúdo "original". Cada peça vinda da gente faz parte do trabalho, sem o qual os mods derivados jamais existiriam.
Aqueles que só reclamam porque a "atualização demora" parece que nunca vão entender que o jogo não foi feito pra ficar tendo atualização pra encher linguiça, e sim para ter uma base sólida e robusta permitindo ter infinitos ônibus com os mods abertos. Tem um monte de jogos por aí que tem atualização toda hora. Não tem um ônibus brasileiro sequer! Não tem o Blend Livre... Adianta o que?! Cada um no seu quadrado, com seus méritos e defeitos. Faz parte.
Somando a área dos mapas, nem dá pra reclamar tanto assim do jogo do celular. A maioria dos outros jogos mobile tem mapas bem menores. É normal quererem sempre cada vez mais depois que enjoam das rotas. Infelizmente essa é a pior parte, a mais difícil, já que é caro pagar pessoas fixas por longos meses.
Mas de verdade. Não esperem uma fase 3 dos ônibus, a fase 2 é praticamente pronta. Estou trabalhando numa fase 3? Estou, mas não posso falar rs.
Serão mais importantes as fases 5 e 6 dos mods de mapas do que a 3 dos ônibus. Para o celular a fase 2 dos ônibus é mais do que suficiente, e mesmo assim nem todo mundo anima todos os recursos dela. Ter mais animações só iria atrapalhar o fluxo de produção, deixar mais pesado e adiar ideias de lançamentos de mais ônibus futuros.
Enfim, é isso. Não vejo a hora de me livrar dos modelos pendentes e nunca mais anunciar nada antecipadamente, só chegando e lançando as novidades quando forem concluídas. Quero manter o projeto por muitos anos, só o Android saberá dizer quantos... A maioria dos jogos mobile não duram nem 3 anos. Já é um baita marco estar há sete anos no ar. Realmente não sei como tudo isso aconteceu. Outro no meu lugar já teria desistido.
A versão mobile é muito importante pelo volume de jogadores, mas é a pior versão tecnicamente para se trabalhar. Tudo é restritivo, limitado. Posso postar um vídeo dormindo ao vivo de dez horas de duração, trocentos gigabytes... Tá de boa. Um jogo não pode ter o arquivo acima de 1GB! Absurdo... Tem que dividir em dois ou mais e fazer maior maracutaia para carregar... As APIs restritivas... As pastas! É inacreditável. Nem a porcaria de uma pasta a pessoa pode mais acessar. Num celular que comprou, pagou, não foi roubado nem emprestado... E baseado em Linux, o que é pior! Imagina pagar dez mil reais num celular e não poder acessar as pastas!!! O Linux nasceu para ser sempre livre! Como pode um sistema baseado em Linux impedir o acesso às pastas... Isso não está acontecendo, parece uma realidade paralela...
Preciso de um PAESE para os mapas. Estou correndo atrás disso. É caro e demorado, mas teremos. Vai valer a pena. Sempre valeu. Há encomendas de mapas em andamento com mais de um parceiro, mas são demoradas, sem previsão. Não vou divulgar nenhum print até ter os mapas prontos para rodar, assim não acontece igual aconteceu com os ônibus pendentes.
Sei que virão o Android 16, 17, 18... A Unity 6, 7... Muito mais dor de cabeça ainda está por vir. Mas as coisas boas são bem marcantes, tá valendo.