< < Voltar ao Índice - Home

Sobre o formato C1 e criadores de mods chateados por falta de contato direto

COMUNICADO SOBRE O FORMATO “C1”:

Era só questão de tempo: parece que conseguiram abrir o modelo 3D no nosso formato C1. Nada anormal, sempre alguém consegue. Até que demorou uns anos haha.

O C1 foi um formato experimental testado há bastante tempo com uma meia dúzia de pessoas (um pouco mais…) e acabaram vazando para outros indevidamente. O teste foi aberto a mais pessoas bem aos poucos, sem uma previsão de oficialização.

Sempre é bom testar com menos pessoas antes de confirmar algo mais avançado já que os impactos teriam sido horríveis se fosse um formato aberto a todos antes de ser confirmado que daria certo.

Caso precisasse ser removido do jogo muitos mods iriam parar de funcionar. Então o experimento ficou restrito: se isso acontecesse o impacto seria menor. Uns 100 ou 200 mods que deixassem de funcionar não seriam tão expressivos frente aos milhares de mods normais e as centenas de mods livres.

Esse formato foi descontinuado logo depois de ter sido testado, tanto que não foi implementado para os mods de mapas. Mas as pessoas continuaram usando. Como uma comodidade para não interromper o uso dos mods lançados com ele, optamos por mantê-lo no jogo por uma boa temporada mesmo que o uso fosse desencorajado. Todo mundo que recebeu o teste teve o aviso de que não era confirmado, então nem dá pra reclamar do jogo por terem vazado.

Quem recebeu o teste foi orientado a não divulgar e ficou bem claro que era um experimento sem garantias, que poderia ou não dar certo. E que poderia ser removido em futuras versões do jogo caso se mostrasse inviável. O que é ruim porque alguns mods iriam parar de funcionar, mas não são a maioria.

Ele dificulta um pouco a abertura mas não impede totalmente. Nunca tem como impedir. Empresas gigantes com milhares de programadores como Apple, Microsoft, Google etc tem seus produtos e serviços alterados indevidamente o tempo todo… Não é um joguinho indie de uma ou duas ou três pessoas que vai ser inviolável, né?

O C1 usava uma criptografia de mão “dupla”. Haviam outros formatos em estudo com uma criptografia de mão única, mas esta é mais complicada de manter. No final das contas como sempre dão um jeito, é melhor nem esquentar a cabeça com isso. Vários jogos podem ter os 3D extraídos com apps que fazem isso direto do jogo rodando. Eles extraem da memória da GPU depois que o 3D já foi descriptografado e carregado, independente do tipo de arquivo. Tentar proteger excessivamente isso é como “enxugar gelo”. Preferimos focar nas funcionalidades principais do jogo e nos nossos mods livres, que permitem a edição por natureza, embora nem todos possam ser assim. Assim o tempo e a energia são gastos com o que mais importa!

Talvez futuros testes de tecnologias novas serão diferentes, podendo exigir uma validação da conta e cadastro. Assim daria para banir quem vazasse ou fizesse algo que violasse a ética esperada para a criação dos mods. Isso dificultaria um pouco o gerenciamento mas pode ter algum efeito positivo, quem sabe. Será melhor pensado depois.

De qualquer forma sempre ficou claro, inclusive no tutorial de mods da fase 1, que os mods não eram protegidos. A melhor forma de não ter seu mod exposto é não fazer ou não lançar. Nem as empresas grandes conseguem conter a pirataria, não vai ser um jogo ou um criador de mod que vai conseguir.

O QUE VAI ACONTECER COM O C1?

Por enquanto, nada. Não recomendamos o uso, como já não era recomendado desde que foi testado. Se ele for removido do jogo será feito um aviso ou uma transição gradual para não interromper o uso dos mods em C1 de uma vez. Talvez o gerador do C1 seja removido ou fique liberado apenas para contas pré-aprovadas (dependendo do login da pessoa) nas futuras versões. Mas não tem como impedir que usem nas versões antigas. Pode ser mais fácil de remover ele no “PBS2” ou “Core" para mods, já que é uma versão separada destinada só aos mods. Isso desencorajaria o uso sem quebrar os mods atuais nos jogos clássicos.

O QUE VAI ACONTECER COM O C2?

Nada. O C2 é similar ao C1 mas o gerador é liberado só para a equipe do jogo. Ele foi feito para os ônibus pagos. Eventualmente será desbloqueado por alguém também, sabemos disso. Alguns mods nossos ainda poderão usar este formato que não é público, e se desbloquearem paciência, temos plena consciência de que também é só questão de tempo.

VAI TER OUTROS FORMATOS BLOQUEADOS?

Não sabemos, provavelmente não. Ou pelo menos não até o jogo estar “pronto”. No beta o principal é fazer os mecanismos. Depois de uma "fase 10 dos mods" quem sabe sobre tempo pra ver isso. É mais importante ter melhorias nas árvores, nos mapas, nos sons, nos bugs, do que ter um formato de arquivo bloqueado pra meia dúzia de panelinhas ficarem lançando mods só para os amigos. Sem contar que muitos privam os nossos mods livres, gerando o efeito totalmente oposto ao idealizado. Gastar energia com isso tendo um monte de outras coisas pra fazer é uma perda de tempo enorme.

E SOBRE AS COMUNIDADES E AS BRIGAS ENTRE OS JOGADORES:

Prezamos pelo certo mas não dá pra cuidar de todo mundo, né? A educação deveria vir de casa, nenhuma empresa de jogos tem tempo pra ficar cuidando dos filhos dos outros e orientando o que é o certo e o errado o tempo todo. Infelizmente não há como resolvermos esse tipo de problema num jogo que é offline. Não tem como impedir totalmente os violadores de continuarem usando. O que dá pra tentar é sugerir um banimento nos grupos grandes, mas nem isso dá pra ter controle já que muitos grupos são totalmente comunitários, feitos pelos usuários. É mais problema do pai e da mãe que não educou bem do que da comunidade. As outras pessoas que estão nos grupos para verem as novidades, trocarem ideias e relatar problemas não tem nada a ver com isso!

Por falar nisso, alguns têm postado várias mensagens negativas atacando alguns criadores de mods e colegas. Não é legal fazer isso, poxa. Parece que estão acusando falsamente ou sem provas algumas pessoas de terem ensinado a desbloquear o arquivo, promovendo uma briga que se estende por dias e dias. Ficar fazendo isso não é saudável pra ninguém! Só gera mais brigas nos grupos desnecessariamente. Um monte de perfis fakes tem entrado nos grupos nos últimos dias para postar ataques a alguns criadores de mods (mais de um).

Alguns se escondem atrás da internet para postar ofensas a outros usando fakes, mas se esquecem que eventualmente tudo pode ser rastreado caso o problema tome proporções maiores. Seria bom evitarem isso. Caso alguma discussão escale para níveis maiores é bom lembrar que a internet não é exatamente terra de ninguém. Na justiça os fakes podem ser identificados quando os juízes exigem que os provedores entreguem os IPs usados pelos perfis. Evitar os conflitos sempre que possível é a melhor solução para todo mundo.

Ficar criando perfis fakes para atacar criadores de mods ou mesmo os produtores do jogo não vai resolver nada, não vai fazer milagrosamente todas as pessoas atenderem os seus mais obscuros desejos. As pessoas precisam ter um pouco mais de noção antes de saírem fazendo acusações ou difamações.

Pedimos a compreensão de todos os que estão brigando a refletirem um pouco e pararem com isso. Ninguém tem a ganhar, só a perder. Se o jogo fosse online esse tipo de gente já teria a conta banida, aí estariam reclamando por outros motivos… Nessas horas dá vontade de remover todo o suporte ao Brasil e deixar o jogo só em inglês. Os brasileiros são os que mais trazem estresses e demandas impossíveis de serem resolvidas por serem externas ao app. Mas as outras pessoas não devem pagar por isso, é uma meia dúzia que inferniza.

Aliás não seria uma má ideia exigir um cadastro para criadores de mods para assim poder banir os que ferem a ética esperada, os que privam os mods livres e os que desprivam os mods originalmente privados… Mas seria muito complicado de gerir isso, pode ser que não valha a pena.

Eventualmente teremos um cadastro para testes de coisas restritas, evitando o vazamento que o C1 teve, ou então vale chutar o balde e testar publicamente com todo mundo de uma vez como fazemos com os recursos normais do jogo.

SOBRE MENSAGENS A NÍVEL INDIVIDUAL E A BUSCA DE ATENÇÃO:

Alguns criadores de mods vem xingar os produtores do jogo e até mesmo seus familiares nas redes sociais porque não tiveram suas mensagens lidas pedindo o acesso ao C1. Falta de maturidade. É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL LER TODAS AS MENSAGENS!

São milhares de jogadores, cada um querendo uma coisa diferente. É tal ônibus, tal skin, tal porta, tal som, como fazer isso, como fazer aquilo… E um monte de mensagens querendo que sejam mediadas discussões nos grupos porque alguém xingou ou foi banido… Isso é um inferno haha.

Entre 5 a 10 pessoas por dia são respondidas em média. Até gostaríamos de responder mais, mas é IMPOSSÍVEL dar atenção a nível individual. Dependendo da resposta vem mais perguntas e a conversa levaria meia hora. Aí não tem como fazer o jogo poxa. :( Ficar chateado por isso é a maior bobeira. No meio de um monte de mensagens a sua não foi vista porque não deu mesmo.

Faz parte, todos precisam aceitar. Tem grupos com quase 100 mil pessoas. Imagine receber 100, 200 mensagens diferentes por dia. Ninguém tem como ler.

As mensagens priorizadas são do envio e recuperação da senha por razões óbvias. As outras normais são respondidas por amostragem mesmo. Alguns têm a sorte de terem respondidas, outros não, mas não há o que fazer :( E isso nem é exclusividade do Proton Bus. Pode ver que praticamente nenhuma produtora de jogo fica respondendo tudo, 100% das mensagens. Tenta lá no OMSI, ETS, Fernbus, GTA, nos jogos brasileiros de Android e iOS… Xingar e ficar se sentindo inferiorizado não vai resolver o “problema”.

O feedback, ajuda e suporte é feito principalmente de forma coletiva nos grupos. E faz todo sentido. Imagine cem pessoas com uma dúvida comum mandando mensagem. Imagine gastar 3 minutos para mandar a resposta para cada um (tempo curto até, geralmente é mais). Daria 300 minutos. CINCO HORAS! O criador do jogo não tem cinco horas livres todos os dias pra ficar respondendo mensagens, poxa. 

Ao colocar a resposta das dúvidas nos grupos ou em vídeos muito mais gente consegue ver! Em vez de ajudar dez pessoas são ajudadas milhares! O tempo pra fazer a resposta é o mesmo. Mas o benefício é multiplicado! Por essas e outras é muito mais rápido obter suporte direto nos grupos de usuários. Muita coisa já foi respondida em algum post ou vídeo. Use a pesquisa para facilitar!

Tem também o grupo destinado a criadores de mods que não permite postagens normais, prints etc, para focar nas dúvidas de conversão e relatos de bugs. Não garante que terá a resposta, mas facilita a filtragem. É mais fácil obter uma resposta lá do que em mensagens individuais que estarão misturadas no inbox com milhares de outras mensagens nada a ver. Se você faz ou converte mods, entre no grupo “PBS - Criadores de Mods”. Só não vá postar coisas fora do tema lá, por favor haha.

Então é isso, não adianta xingar ou ameaçar querendo uma atenção individual como alguns tem feito. Isso não vai fazer milagrosamente surgir tempo do nada. É chato ficar sem uma resposta, claro que é chato. Mas é humanamente impossível responder a nível individual em qualquer projeto escalável.

Esperamos que compreendam isso, não é por mal. Conforme o jogo fica mais conhecido isso só vai ficando pior, já que são mais pessoas querendo conversar. Isso quando não insistem em fazer chamadas de vídeo e depois xingam porque não atendeu. É muita falta de noção haha.

Nessas horas dá vontade de fazer como boa parte das empresas de jogos fazem. Zero aparições na comunidade. Só postam o jogo e pronto. Mas não é legal. A interação bem feita nos grupos é bastante boa, deixa a maioria feliz, então vale a pena continuar fazendo. Só realmente não esperem uma atenção a nível individual. Nunca teve, nunca vai ter como ter.

Alguns criadores de mods ficam tristes porque não conseguem o contato, e com isso saem atacando outros criadores de mods que conseguiram. Isso é muito zoado. Não há isso de criador de mod favorito, todos são bem vindos! Mas mesmo entre os criadores de mods é impossível dar atenção a todos. Daqueles que tem o contato às vezes a resposta vem depois de algumas semanas.

Esse é um texto que nem precisava ser feito, mas está sendo colocado porque nessa onda do C1 temos recebido um monte de mensagens do tipo. Como se alguns criadores fossem melhores do que outros. Não são!

Absolutamente TODAS as empresas de software fazem testes fechados com menos gente. TODAS. Das pequenas, médias e grandes. Quem testou o C1 não é melhor nem pior do que quem não testou. Simplesmente não era um teste destinado ao público geral mesmo.

Para evitar isso entre os usuários normais os testes de recursos geralmente são abertos. Como a fase 4. Mesmo incompleta e bugada, foi liberada a todos praticamente ao mesmo tempo. Assim não tem como reclamarem que um criador de mapa favorito teria a novidade enquanto os outros não.

Aí tem o efeito ruim: um monte de jogadores normais (não criadores) vem xingar porque está bugada. Como se tivesse a obrigação de estar pronta. Esses sequer devem ter lido que era um teste destinado aos “Criadores e curiosos”. Mas se o teste fosse feito com meia dúzia de criadores de mods os demais iriam vir chorar e xingar porque não foram escolhidos.

O jeito parece ser fazer como algumas empresas mesmo, sumir das comunidades haha. Lançar e vazar. Mas isso é horrível pra colher os preciosos feedbacks das pessoas mais de boa que não tem nada a ver com os que ficam reclamando.

Enfim, jamais um projeto desse porte vai agradar a todos. Jamais. Se curtir o que já tem, ótimo. Não fiquem esperando muito mais do que é oferecido senão é pedir pra se frustrar de bobeira.

CONCLUSÃO

Não espere uma resposta individual. Não tem só a sua mensagem. Tem centenas. Infelizmente não inventaram a clonagem humana para poder responder todo mundo a um nível satisfatório. Muitas perguntas ou dúvidas podem ser resolvidas nos grupos. O suporte prioritário continuará sendo a restauração e envio das senhas pelo e-mail do jogo. As demais mensagens continuarão acumulando :( 

O formato C1 vai continuar por uma temporada como está. Era um teste interno, quem testou testou sabendo, não é um “problema" terem vazado um recurso que estava para ser descontinuado.

O grupo “ex-oficial" foi criado para ter mais liberdade de expressão porque muita gente reclamava que era banida nos demais grupos de jogadores. Esse grupo é importante para feedbacks, opiniões, relatos de bugs e ajuda dos usuários legítimos que não tem nada a ver com as brigas de alguns. Nunca gostamos de uma moderação mais pesada. Mas isso pode começar a acontecer por uma temporada até reduzir a incidência dos perfis fakes que entram lá só para atacar.

Se não tiver jeito vamos considerar excluir o grupo ou remover a equipe de lá e postar as coisas apenas no site do jogo, sem nenhuma interação, deixando os próprios jogadores cuidarem dos demais grupos. Seria bem pior isso porque os moderadores iriam começar a banir num ritmo bem maior, gerando fragmentações e mais grupos.

O tempo dos criadores (Marcos e Victor) deve ser destinado a fazer o jogo, não ficar parando tudo pra resolver brigas de "crianças" na internet. Isso era função de quem as fez e criou. Problemas da comunidade não são necessariamente problemas do jogo. Os conteúdos legítimos, os jogadores normais que não brigam e os mods livres não tem nada a ver com as coisas ruins que meia dúzia de pessoas fazem.

Enfim, vamos que vamos, de um jeito ou de outro.