< < Voltar ao Índice - Home

Feliz 2022! Cinco anos de Proton Bus!

Pode até parecer parado enquanto as coisas difíceis são programadas, mas só parece! Rumo a cinco anos de Proton Bus, que venham mais cinco! <3

Todos os esforços atuais estão concentrados no sistema de mods! Isso transforma o Proton numa plataforma de simulação de ônibus e, por tabela, caminhões e carros! Afinal qualquer coisa com quatro rodas é igual aos olhos da engine... E na vida real também compartilham um monte de peças haha. O foco é ônibus, o restante é um bônus, um bônus cada vez mais bem vindo. Amamos ônibus antes de qualquer outra coisa, então foi natural começar com eles.

Originalmente teria apenas um mapa inspirado em SP, porém fictício, focado em corredores tipo o da 3005... E uns trinta ônibus. A mudança para os mods foi extremamente positiva: praticamente nenhum jogo de Android possibilitava isso! A maioria das empresas não se interessam pelos mods pelos problemas que podem causar e também porque perderiam dinheiro, já que não dá pra vender veículos... Além da dificuldade de fazer, é claro. Leva anos. Literalmente. Até no PC são poucos os jogos de ônibus e caminhões com mods, dá para contar nos dedos de uma mão.

Os mapas da comunidade permitem ter experiências muito além das possibilitadas por um único desenvolvedor, e ainda conseguimos muitos veículos! Sejam do passado ou do futuro: descentralizar a criação trouxe uma liberdade enorme. Se bem que com isso também vieram as dores de cabeça com o jogo travando ou rodando pesado, já que a equipe não tem controle sobre os mods comunitários... Não dá pra ter tudo na vida, né?!

Isso faz demorar mais pra ter conteúdo nativo :( Reconhecemos que para alguns usuários isso soa como algo ruim. Mas paciência, quem não compreende ou não gosta do sistema de mods tem todo direito de não gostar, mas não podemos nos limitar nos desejos para agradar sem estarmos felizes primeiro. Com o núcleo pensado nos mods a preparação do terreno para o que vem nos anos seguintes é bem mais sólida! Os ônibus e mapas que lançamos e os que vamos lançar não ficarão ocupando espaço para sempre no jogo, as pessoas só instalam e mantém os que gostam. Isso deixa o jogo bem mais modular e leve.

O lado bom de ser independente e não atuar como as grandes empresas tem essa vantagem. O Proton Bus é um eterno hobby, um "jogo" indie de baixo orçamento, sem uma pressão corporativista focada somente em vender DLCs! E sem sócios investidores temos liberdade nas decisões, diferente de estúdios grandes que precisam retornar o investimento com juros para eles, muitas vezes transformando o jogo num caça-níqueis. É claro que precisamos de suporte para manter o projeto no mínimo auto sustentável e crescer, mas pela forma que ele é levado a paixão fala em primeiro lugar. O sistema de mods gratuitos permitiu termos um monte de ônibus que gostamos na vida real, feitos pelas mais diversas pessoas mundo afora... Sem isso seria bem mais limitado ou teria que ter um monte de coisas pagas, deixando muita gente mais humilde de fora. O modo "winrar" experimentado aqui foi bem interessante: liberamos de graça, pague se gostar e se puder. Não há pressa em restringir conteúdo durante o beta, pois seria mais prejudicial do que útil conforme nossos estudos.

Depois que alguns desejos estiverem implementados aí sim veremos uma substituição ou melhoria do mapa Aricanduva. Ele é um protótipo feio feito para ter algo enquanto as coisas são programadas, e esse papel ele cumpriu bem. Se tivesse um mega mapa nativo bom e bonito, não teríamos o sistema de mods com tudo o que temos hoje. Algumas decisões são difíceis, quando não dá pra ter tudo temos que escolher com cautela o que seguir.

Depois da fase 3 ou 3.1 estabilizada teremos mais folga para produzir conteúdo de fato, como novos mapas.

Em andamento prioritário:

* Estabilização da fase 3 dos mods de mapas com suporte a semáforos, luzes, GPS etc. Atualmente está em teste fora da Play Store.

* Otimizador de performance automático que vai ajustar alguns recursos pesados conforme a taxa média de fps, melhorando a sensação geral para a maioria das pessoas.

* Modelagem de objetos de cenários gratuitos para os criadores de mapas (prédios, casas etc). Esse trabalho envolve algumas pessoas contratadas, é algo que deve levar um tempinho pra começar a dar resultados, mas já foi iniciado! Liberaremos uma coleção de objetos para os criadores de mapas poderem preencher cenários mais rapidamente. Como não podemos redistribuir os 3D comprados para os mapas nativos fora da engine por conta da licença dela, precisamos criar os nossos objetos do zero.

Em andamento, não prioritário:

* Finalização e revisão de alguns ônibus pendentes. Não são tão urgentes perante as outras coisas acima, mas são importantes e estão sendo revisados por outros parceiros.

Adiado:

* Sistema multilinguagem: o tempo que isso vai tomar não compensa para não atrasar os demais recursos. Trocar todos os textos para carregar dinamicamente exige um tempo enorme.

Adiado indefinidamente:

* Versão iOS pausada, sem previsão. A Apple dificulta muito as coisas ao impedir que os usuários instalem o app por fora da loja, e ela apaga de propósito os betas depois de 90 dias. Isso faz a gente perder tempo tendo que recompilar e mandar pra lá de novo, mesmo que não tenha sido alterado nada. Não dá pra interromper o trabalho que temos agora na versão Android pra lançar pra iOS, seria muito injusto com os usuários que estão esperando a fase 3. Há pouco tempo o próprio CEO da Apple, Tim Cook, falou que quem quisesse fazer sideload de apps (instalar por fora da loja) poderia comprar um Android. Então... A  melhor forma de jogar jogos indies de ônibus ou caminhão é comprando um Android. Eles não estão interessados na democratização da diversidade e acessibilidade. Também não sabemos se os mods vão funcionar no iOS devido a vários fatores, incluindo terem pouca RAM e impedirem o acesso às pastas internas. Tudo é mais difícil por lá. Não desistimos, mas não dá pra fazer por agora. Se a Apple não fosse tão fresca já teria a versão iOS desde 2019.