< < Voltar ao Índice - Home

Sobre o jogo fechando e a performance em vários aparelhos

Mais um textão sobre performance...

Agora os testes do PBS são feitos em mais aparelhos:

Moto G5S
Moto G6
J7 Prime
Galaxy S9

Precisamos comprar mais alguns, especialmente aqueles onde ocorre o problema da versão 64 bit da Play Store, entre outros populares como o A80 ou Mi 9T. Uma parcela das novas colaborações daqui pra frente será destinada a isso. Demora mesmo pra juntar.

No J7 Prime roda melhor que nos Motorola da mesma categoria, apesar do gráfico levemente pior, a fluidez é maior. Isso nas configurações padrões do jogo, sem exagerar nada. É difícil obter os 30 fps no PBS no Moto G nas configurações boas, já faz tempo isso.

Pelo que parece a maior causa de fechamento do jogo realmente é por questões de configurações incorretas, especialmente as opções novas do tráfego, pessoas, skins do tráfego e mods pesados. Reafirmamos: as opções médio ou alto nas pessoas e carros são bem pesadas, adicionando muitos modelos e texturas extras. Celulares topo de linha dificilmente terão problemas com elas, mas os intermediários (esses de mil a dois mil reais) podem sofrer. Por essas e outras deixamos elas opcionais, permitindo que ele continue funcionando em aparelhos mais simples.

Nos nossos ônibus sempre tomamos o cuidado de fazer um bom uso das texturas quando possível, evitando usar texturas grandes onde não é necessário. Por isso alguns ônibus demoram pra vir, eles depois de modelados são otimizados num processo que pode levar várias semanas para cada um.

Tentamos deixar os modelos com até uns 200, 300 mil triângulos, ou um pouco mais que isso. Infelizmente muitos mods são convertidos diretamente do OMSI sem passar por qualquer tipo de otimização, recebendo modelos com 700, 800 mil triângulos ou até mesmo mais de um milhão. Assim vão ficar mais pesados mesmo. As texturas têm um grande impacto no peso, especialmente as exageradas ou muito maiores do que 2048 pixels. Mesmo que não sejam maiores que isso, só por ter várias imagens grandes no mod já acaba usando mais memória no geral, aumentando a chance do jogo fechar. Uma textura 2048x2048 consome pelo menos 4x mais memória do que uma 1024x1024 (encaixe dentro e veja quantas caberiam). Quem usa texturas 4k então... Uma única textura 4096x4096 permite acomodar DEZESSEIS texturas 1024x1024. Há mods que uma ou duas texturas são mais pesadas do que um mod leve inteiro, com modelos, sons e tudo.

Vale lembrar que cada aparelho também se comporta de um jeito diferente por conta dos apps que a pessoa tem instalados. Não existe uma regra geral. É "normal" um mod funcionar em um e não em outro igual, por conta dos apps ou da vida útil da bateria. Quando a bateria tem mais ciclos consumidos (depois de vários meses ou anos usando) ela não entrega a mesma potência de quando nova, deixando a velocidade do processador mais lenta em cargas pesadas. Isso ocorre em praticamente todos os celulares e notebooks, aparelhos que dependem de baterias em geral.

Para quem tem o jogo fechando, as maiores recomendações são:

* resete as configurações na tela de entrada, e depois coloque no configurações boas ou leves, a critério da qualidade e ano de lançamento do aparelho
* não marque skins do tráfego
* prefira mods que não tenham muitas texturas grandes

Nos aparelhos de menos de 2 GB de ram o jogo não é oficialmente suportado, pode fechar até com nativos mesmo. Mas acima de 2 GB, quase sempre é possível curtir ele ajeitando bem as configurações.

Sabemos que é chato ver o jogo fechando mas há coisas impossíveis para a gente, o sistema de mods é aberto ao público, não temos como controlar como o pessoal cria ou converte os mods. Com as novidades que o jogo vem recebendo chega um ponto em que quem tem aparelhos mais simples ou antigos precisa optar entre algumas configurações ou um mod, não sendo possível carregar ambos.

Felizmente os modelos de 4 GB de ram estão mais acessíveis hoje, logo logo teremos os de 6, 8... Aí o impacto desses problemas será bem menor. Lembre-se que o jogo é um beta, em desenvolvimento, é natural que as novas versões vão ficando mais pesadas que as antigas por conta das coisas novas adicionadas, mesmo com otimizações constantes. A única forma de não pesar mais seria não atualizar mais a base do jogo, mas não é viável fazer isso, já que ele está mais ou menos na metade do caminho, não está "pronto".