< < Voltar ao Índice - Home

Políticas de reembolso - Refund policies

O Proton Bus Simulator está em BETA. É um desenvolvimento contínuo durante alguns anos. Quase tudo no jogo é completamente GRÁTIS. Você só paga se gostar mesmo.

Antes de pensar em se arrepender por ter pago é necessário que você compreenda o que é um “beta” em desenvolvimento: há recursos legais e outros nem tanto, há alguns problemas e recursos não finalizados… Faz parte do beta.

Portanto antes de pagar é imprescindível que você jogue por um tempo na versão gratuita para ter a certeza de que o jogo é para você. Não pague por impulso, isso só vai gerar frustrações tanto para você como para nós.

É necessário ter um equipamento adequado, como um celular atual ou um PC com placa de vídeo para jogos. Os aparelhos antigos não vão rodar o jogo pra sempre: dependendo dos recursos que chegam pode ser que ele fique um pouco mais pesado. Em geral ele roda nos aparelhos intermediários ou tops dos últimos dois anos. Uma média razoável para os celulares.

O que acontece após o reembolso?

O login do jogo será cancelado, voltando para a versão gratuita. Nesse caso voltam a tocar as propagandas e mensagens pedindo o apoio, como se a pessoa nunca tivesse pago anteriormente. Se você gosta do jogo e só está chateado com algum problema, talvez pedir o reembolso não seja a melhor saída e sim tentar resolver o problema, como no caso da instalação ou do jogo travado na tela inicial... Que é resolvido instalando o apk e obb manualmente. Tem vários tutoriais no YouTube ensinando isso.

Casos de reembolso válidos

Todavia, em algumas situações excepcionais podemos oferecer o reembolso caso você seja enquadrado em um destes casos:

  • Se o seu aparelho era compatível na Play Store e agora não é mais. De tempos em tempos somos orientados pela plataforma a remover a compatibilidade com dispositivos que não são capazes de rodar satisfatoriamente as versões atuais. Nesse caso você pode baixar o apk e obb manualmente do site, mas pode ser que a Play Store impeça a instalação por lá. A plataforma não é nossa, ela tem suas regras próprias que todo mundo precisa seguir. O jogo evolui, com o passar dos anos é natural ele deixar de funcionar em alguns aparelhos mais antigos, com pouca RAM ou que apresentam alta taxa de crashes. Às vezes a remoção da Play Store para certos aparelhos é temporária e causada contra a nossa vontade, como no caso de alguns Motorolas que têm apresentado outros problemas para a experiência do jogo.
  • Se há um problema com a instalação causado por fatores externos ao jogo, como o fato dele ficar travado na tela inicial por bug da instalacão. Isso tem ocorrido desde o final de 2019 em alguns aparelhos, especialmente da Motorola. Não é um erro do jogo, é da plataforma de instalação. Fazer a instalação manual geralmente resolve, instalando o apk e obb do site. Mas se você não quiser fazer a instalação e for desistir do jogo, podemos oferecer o reembolso nesse caso. Note que é um problema técnico da plataforma, não do jogo. Ficamos estremamente chateados. A instalação via Play Store não deveria bugar NUNCA. A Play Store fica com uma parte de todos os pagamentos, o mínimo esperado era que oferecesse um servico digno. Infelizmente o controle de qualidade do sistema parece inexistente muitas vezes para certas marcas. E nós que pagamos o pato, perdendo reputação graças aos erros deles :'( 
  • Se você for colaborador vitalício (L2 ou L3) e efetuou o pagamento em 2017 ou 2018 e está insatisfeito com o sistema de mods. Naquela época o sistema de mods não estava lançado. Como o jogo migrou boa parte do conteúdo para o sistema de mods e nem todo mundo gosta ou pode rodar eles, podemos oferecer o reembolso nesses casos. Para colaboradores a partir de 2019 isto não é válido pois já conheceram o jogo com o sistema de mods, portanto não dá para reclamar do sistema de mods.

Casos de reembolso inválidos

Estes tipos de reembolsos não serão feitos em hipótese nenhuma:

  • Planos temporais que expiraram (A19, A20 etc). Se expirou, você já usufruiu dos benefícios pagos pelo período contratado (jogo sem anúncios). Numa analogia… Não faz sentido reembolsar uma comida que você comeu há dois anos num restaurante, né? Os planos expirados não são reembolsáveis.
  • Usuários que piratearam o jogo. Senhas ou GPAs compartilhados publicamente podem gerar o bloqueio da sua conta sem direito a reembolso.
  • Se você não fornecer as informações corretas que permitam a identificação do pagamento, não teremos como reembolsar. Para pagamentos via Google Play é necessário o exato GPA (número do pedido da Google) ou o e-mail usado no pagamento por lá. O mesmo vale para a ID da transação caso tenha sido feito pelo PagSeguro (PC). São milhares de jogadores mundo afora e não temos uma bola de cristal. Sem estes dados não tem como iniciar o pedido de reembolso na plataforma. Se você não tiver mais acesso ao e-mail original de cadastro também poderá ser impossível proceder com o estorno. Nesse caso você deve tentar recuperar o e-mail junto ao seu provedor primeiro.

Como solicitar o reembolso:

Envie um e-mail para um destes endereços com o assunto reembolso ou refund:

  • atendimento@viamep.com se for referente ao Proton Bus urbano
  • protonbusroad@viamep.com se for referente ao Proton Bus rodoviário

Informe na mensagem o GPA da Google referente ao pedido que você quer reembolsar, ou a ID da transação do PagSeguro, se aplicável.

Mensagens que não tiverem o GPA ou o dado do pagamento correto não serão respondidas. Em alguns casos o reembolso pela plataforma poderá não ser possível devido a ser uma compra antiga. Nesses casos poderá ser solicitada uma conta bancária ou chave Pix para a transferência. O GPA da Google você pode recuperar entrando em https://pay.google.com e localizando lá na lista de compras. Lá ficam registrados todos os pagamentos dos apps.

O pedido será analisado e decidido caso a caso, diante das informações mencionadas. O tempo de resposta pode ser de algumas horas até cerca de 30 dias (dependendo dos detalhes informados).

Se o reembolso já tiver sido feito pela própria plataforma a mensagem será ignorada.

Caso o usuário se arrependa e queira pagar pelo jogo novamente, será permitido mais uma vez. Mas se ficar solicitando o reembolso a todo momento poderá ser banido indefinidamente. Isso faz a gente perder tempo.

Por essas e outras já fica bem claro no jogo que ele é grátis, para pagar somente se gostar muito mesmo e aceitar o projeto no estado atual.