< < Voltar ao Índice - Home

Comunicado sobre as versões em torno da 275 - Abril de 2021

Textão com algumas considerações sobre os atos recentes... Se não quiser não precisa ler, mas também não pergunte coisas que estão aqui depois :p
 
* A v275 bugou o interior do t07. :( Isso foi aparentemente devido ao tamanho do mesh... Se deu após a atualização da engine, sem intervenção humana. Mas como ela aparenta estar bastante boa em todo o resto, provavelmente será mantida e o interior arrumado. Ou quem sabe o t07 poderia ser removido para voltar depois. Não seria justo atrasar a atualização por conta de um único ônibus. Ainda mais um da fase 1 dos protótipos antigos... O processo de animação dele pra fase 2 (junto com os outros) foi adiado por conta das prioridades que surgiram do nada: a versão de 64-bit em 2019/2020, e agora Android 11... Mas estão a caminho, não foram abandonados!
 
Algumas coisas que precisam ser feitas *antes* de levar a base da 275 pra Play Store:
 
* Troca das vozes das propagandas (algumas ficaram muito longas, é chato, apesar de ser o preço a pagar pera manter a versão completamente gratuita).
* Talvez colocar algo visível no slider de zoom da câmera externa, muita gente não sabe dele!
* Implementar o bloqueio de conteúdo baseado na RAM livre reportada pelo sistema em uma ação gradual ao longo dos próximos dois anos. Isso é praticamente uma exigência da Play Store para não banirem o app de lá por conta dos crashes com os mods. Não é algo que gostaríamos. Quando a RAM está no limite o sistema manda um aviso ao app para tomar uma ação. Se implementar a verificação diretamente como estava na 274 (removida), muitos celulares de 2 ou 3 GB não vão conseguir usar vários mods atuais. Então provavelmente o bloqueio será ativado somente quando estiverem usando texturas grandes (acima de 2048 pixels) ou com skins no tráfego. Estes dois itens são o que mais dão dor de cabeça pra causar crashes do jogo por falta de RAM nos celulares. Aí as pessoas podem ter uma folga maior antes dos mods pararem de funcionar, já que bastaria desativar essas opções. A opção de texturas grandes é uma conveniência pra não estragar os mods já criados, ela não é suportada nem mesmo pela engine que usamos: todas as texturas dos nativos pra Android ela limita a 2048 pixels. Como é algo que danifica o jogo aos olhos da Google Play por aumentar os crashes massivamente, isso pode ser bloqueado em uma versão futura.
* Na versão PC os ônibus nativos da fase 1 serão removidos enquanto são atualizados pra fase 2, para não ficarem incompletos ou com as animações quebradas. Como no PC dá para manter as versões lado a lado, é só baixar uma anterior e continuar com eles por uma temporada.

Quando sai?!

Não tem previsão de quando irá pra Play Store. As atualizações serão mais espaçadas visando maior estabilidade. Isso vem sendo anunciado há eras, não precisa se desesperar por estar há meses sem atualização. É normal. Boa parte do conteúdo vem na forma de mod sem precisar passar pelos perrengues técnicos que é atualizar o core do jogo em todas as versões. O beta não é para todos, algo que sempre dissemos desde o princípio.
 
As fases 2 dos mods de ônibus e mapas são bastante boas. Será feito um trabalho de geração de conteúdo aproveitando os recursos que o jogo já tem em vez de ficar introduzindo mais coisas ou detalhes por um tempo. Aliás tem mais conteúdo sendo encomendado e preparado com outros modeladores em off, mas não serão postados prints ou vídeos deles até estarem quase prontos para lançamento. Muitos modelos foram mostrados e precisaram ser adiados devido a outras prioridades antes... Isso gera ansiedade, é ruim. Então não mostramos mais o que está sendo feito publicamente em termos de ônibus e mapas... Melhor assim.
 
A fase 3 dos mapas é sem previsão por ser complexa demais. Talvez os semáforos virão antes da fase 3, numa fase 2.algumacoisa, já que eles são a coisa mais importante de todas.

Enfim...

Apesar dos contratempos que tivemos com a versão de 64 bit que tomou UM ANO pra ficar estável e agora o Android 11 com o bloqueio das pastas... O beta vai muito bem: antes do PBS não existia praticamente NENHUM OUTRO JOGO de ônibus para Android com mods!
 
O PBS realizou um sonho de muitos: poder ter ilimitados ônibus brasileiros rodando no celular, geralmente de graça! Quase todos os mods feitos pela comunidade são gratuitos, trabalhos artísticos de fãs mesmo. Era algo que só se via em poucos jogos de PC. O mais difícil já passou.