< < Voltar ao Índice - Home

Algumas perguntas e respostas rápidas - 2021

Algumas perguntas e respostas rápidas:

Vai ter o Proton Bus 2021?

Não! O Proton Bus é o mesmo: um beta contínuo durante vários anos. O 2020 terá o número do ano removido do nome em breve. O número só foi adicionado para diferenciar da versão de 32 bit lá em 2019, quando a Google obrigou todos os apps a atualizem com a versão de 64-bit. O projeto foi duplicado apenas para não prejudicar os usuários antigos na época, visto que a versão de 64 bit tinha problemas de performance significantes. Se todo mundo atualizasse iriam reclamar. Então mantivemos os dois por uma temporada para que ninguém fosse forçado a atualizar. Com todos os bugs dos 64 bit pertinentes resolvidos o 2017 saiu de lá, ficando o atual que é o jogo principal e completo.

Vai ter o Proton Truck?

Isso não é confirmado: não dá para afirmar nem negar por enquanto. O que provavelmente será feito é um maior suporte aos sistemas de caminhões no jogo principal, evitando que tenhamos que duplicar os esforços na criação dos mapas e dividindo a base de usuários. O objetivo maior são os ônibus, mas os caminhões fazem sentido considerando o futuro do projeto: terá muitos mapas! É um baita desperdício rodar neles só com ônibus. Os mods de mapas do futuro podem ser utilizados por vários tipos de veículos com quatro ou mais rodas. Caminhão não é algo prometido ou prioritário, mas o suporte será integrado naturalmente ao jogo pensando mais nos mods. É possível que o jogo seja renomeado em algum outro momento para refletir a mudança. Lembre-se que é um beta, na fase beta absolutamente TUDO está sujeito a alterações. Coisas podem surgir, se transformar ou até mesmo serem removidas.

O caminhão que apareceu na v273 era só para teste de física, controles e do sistema de trailers. Era um modelo feio e sem interior detalhado. Ele será removido na 274. Outros caminhões melhores foram encomendados e serão lançados em um momento oportuno.

Por que as atualizações demoram?

As atualizações serão oferecidas num ciclo mais espaçado: com o sistema de mods elas se tornam irrelevantes. O conteúdo é oferecido fora do “core” do jogo, de forma que não precisa atualizar na Play Store pra ter coisas novas. Tem um monte de mods sendo feitos pela comunidade e alguns em andamento que foram encomendados pela equipe (os liberados no site busmods). As pessoas baixam só os que gostam, sem ficar ocupando espaço à toa no celular. Podem trocar texturas, sons, parâmetros da física do motor e câmbio… Nos nativos não dá pra apagar nem alterar o conteúdo facilmente pela forma como a engine empacota os dados.

Antigamente o jogo não tinha nada, nem compromisso, as atualizações eram mais rápidas. Agora com o projeto mais maduro e desafios mais grandiosos pela frente, simplesmente não é viável perder tempo lançando atualizações pra encher linguiça só pra mostrar que atualizou. É um produto mais sério. As atualizações precisam ser mais planejadas e testadas.

O foco do futuro é conteúdo na forma de mod. Os recursos complexos sendo feitos tornam as atualizações demoradas por natureza, como a fase 3 dos mods de mapas que é mega complexa, o sistema multilinguagem etc.

Antes de reclamar achando que isso é ruim, lembre-se que praticamente nenhum outro jogo tem a mesma proposta: não existem muitos jogos com mods no celular. O PBS trouxe algo inovador, difícil de produzir. É natural que as atualizações demorem mais com os recursos complexos mesmo. Graças a isso temos centenas de mods feitos pela comunidade e mais algumas dezenas em produção pela equipe.

Ainda vai ter conteúdo nativo, mas boa parte deles virão na forma de mods.

O projeto existe há quatro anos, não foi abandonado antes quando as dificuldades eram enormes… Não é agora que vai ser. Não se desespere, as atualizações mais espaçadas são estratégicas mesmo.

Toma tempo atualizar: em média cerca de uma semana é perdida só pra atualizar para Android completo e lite, PC Windows de 32 e 64 bit… Se for atualizar uma vez por mês perderíamos 12 semanas por ano, que são três meses. A cada quatro anos estaríamos jogando um ano inteiro fora só pra atualizar o jogo e mostrar “olha, atualizou, que legal”. Não! Isso é uma desgraça, não é assim que funciona.

Quando chegarem mais plataformas isso vai ser pior ainda (iOS, Mac, Linux…). Então é melhor que tenha menos atualizações, porém atualizações mais sólidas. E o conteúdo entregue via mod não depende de atualização, não precisa esperar aprovação da Play Store, não introduz bugs novos no jogo etc. É bem mais direto e estável assim!

Lembre-se que o beta não é para todos: se não conseguir curtir o jogo no estado atual, dê um tempo e volte daqui uns anos. Não tem como pressionar pra atualizar sendo que isso não faz automaticamente termos mais programadores nem o dia ganhar mais horas.

Por que o mapa Aricanduva é uma merda?

Ele é o nosso primeiro protótipo: não foi feito pra ser bom, foi feito pra ter algo enquanto as funcionalidades principais eram desenvolvidas. Cada região usou uma ferramenta de ruas diferente. Refazer e detalhar o mapa inteiro tomaria muitos meses, isso não pode ser feito agora. O código do núcleo do jogo é a prioridade total. O mapa Aricanduva deverá ser excluído e substituído por algo melhor no futuro, ou eventualmente mantido porém melhorado. Sabemos que ele tem ruas feias, poucos detalhes, é incompleto. Faz parte da estratégia do beta. Era pra ser assim mesmo. Senão não teríamos os mods de ônibus e mapas.

Para ter algumas coisas grandiosas precisamos abrir mão de algumas outras. Lembre-se que o Proton é um projeto indie de baixo orçamento, não tem uma equipe milionária por trás não. Dado o escopo e recursos do projeto já foi feito até demais. Nunca imaginamos que chegaria no estado atual, rodando mods no celular, algo impensável há alguns anos!

Por que tem menos atualizações na página?

Para poder focar na produção. Aprendemos com os erros: muitos spoilers foram divulgados antes do tempo. E o desenvolvimento sempre foi conturbado com as coisas da plataforma Android: toda hora surge uma merda nova pra resolver. A versão de 64 bit tomou praticamente um ano pra reestruturar os códigos internos do jogo. Agora o Android 11 quebra as pernas de novo, bloqueando a pasta dos mods… Isso tudo precisa ser resolvido, e é mais importante do que finalizar a meia dúzia de ônibus pendentes.

Por isso os ônibus pendentes foram adiados temporariamente e a página não fica mais divulgando prints deles. Não serão mais exibidos prints ou vídeos do conteúdo em desenvolvimento para não gerar frustrações. Eles serão apresentados apenas quando estiverem bem perto de lançar.

Apesar dos problemas que nos traz, o Android é o carro chefe do projeto, é graças a versão Android que o projeto existe e se mantém auto sustentável. Então qualquer exigência que a plataforma faça temos que atender, não dá pra fazer de conta que não existe. Isso faz ter que mudar o cronograma desejado de tempos em tempos. Os ônibus fictícios e os ônibus da fase 1 para a fase 2 serão lançados gradualmente.

Não foram abandonados, só não serão exibidos mais até estarem ok pra lançar. Alguns ônibus foram pausados para resolver os bugs da versão de 64 bit em 2019 e 2020, e agora novamente para resolver a instalação de mods no Android 11.

Tem também a documentação para escrever e traduzir. É como um livro enorme. Falta o tutorial dos ônibus pra fase 2 até hoje. É uma das pendências que devem ser resolvidas em paralelo com o restante.

Vai ter pra iOS?

Provavelmente sim, mas sem previsão: vamos terminar o grosso do core no Android primeiro. Quando chegar no iOS estará mais completo. Dadas as exigências da Apple, adicionar a plataforma agora atrasaria o projeto inteiro pois muita coisa interna precisa ser alterada para ir pra lá. E a cada nova versão do iOS tem que fazer mais alterações. Isso tiraria tempo do desenvolvimento principal. A versão iOS foi testada internamente em 2019, mas considerando as mudanças necessárias e o custo do desenvolvimento fez mais sentido adiar ela até o projeto estar mais completo.

Vai continuar de graça? 

Sim! Amamos o jogo gratuito! Alguns recursos serão pagos conforme ele amadurece, mas quase tudo o que já está de graça continuará de graça.

No beta você testa pelo tempo que achar necessário e só paga se gostar MESMO, assim evita frustrações. Se não gostar não paga, simples. Os pagamentos tiram os anúncios e mensagens de áudio pedindo o apoio, proporcionando uma experiência mais “limpa” e direta. E também desbloqueiam algumas coisas, como os espelhos virtuais, mais bonecos de passageiros…

Mas no beta quase todo o conteúdo é liberado de graça mesmo. Não temos pressa pra lançar ônibus pagos porque isso traz um aumento no custo de suporte. Com o sistema de mods gratuitos muito mais gente entra na criação dos mods. Fazer mod é difícil, se fôssemos restringir teria menos mods pra todo mundo porque teria bem menos gente fazendo. Então fez mais sentido fazer de graça.

Como disse Tim Sweeney, dono da Unreal Engine: "If you love something, set it free!"

Adoramos essa filosofia. Se for bom as pessoas pagam por verem valor no produto, por curtirem, por passarem um tempo e terem suas vidas mudadas positivamente pelo projeto. Isso reduz os ganhos no começo, é verdade. Torna tudo mais difícil. Mas ao mesmo tempo parece promissor. E gera menos dor de cabeça com usuários insatisfeitos. Tem valido a pena assim. ;) 

Por que tem o PBSU e o PBSR sendo que o jogo nem tá pronto? Não era melhor um só?

O PBSR surgiu como uma franquia do PBSU, sendo mantido por outra pessoa. São jogos com a mesma base porém independentes. Eles devem continuar independentes: se unir os mapas e ônibus urbanos com os rodoviários o jogo ficaria muito grande no Android. Muita gente olha o tamanho e nem instala só por causa disso, o que seria prejudicial para nós. São nichos parecidos, porém complementares, diferentes. Uma parcela de pessoas gosta mais de um, outra de outro.

Com o sistema de mods não há muita distinção entre ambos, as pessoas escolhem mais pensando nos nativos. Quando o PBSR foi negocaido não existia a confirmação de que teria o sistema de mods.

Resumindo, o PBSU é controlado 100% pelo Marcos, enquanto o PBSR é 50% pelo Marcos (core, a base) e 50% pelo Victor (conteúdo, mapas e ônibus rodoviários). Tendo outra pessoa na edição os custos são dobrados, por isso os pagamentos são independentes entre eles. Mas os mods funcionam em ambos.