< < Voltar ao Índice - Home

Um resumo de 2020: menos atualizações pra encher linguiça, grandes aprimoramentos!

Recebemos muitas mensagens achando que o jogo "morreu" por falta de atualizações. Desde sempre. Basta ter que fazer algo um pouco mais complexo, que exige maior concentração e estudos, que o pessoal já pira... Esse texto está misto em primeira e terceira pessoa mesmo, vai assim. Hora falando pela equipe, nós, hora por mim, eu (Marcos Elias). É um certo tom de desabafo, mas se faz necessário. Uma parte de usuários só sabe xingar, cobrar, falar asneira... Uma hora cansa também, né?

Em 2014 a vontade de fazer o jogo morreu devido às dificuldades técnicas envolvidas. É algo tão complexo! Em 2015 também... Até que no meio de 2016 o BRT Simulator foi abandonado para dar lugar a algo ainda melhor, o Proton Bus, não só mais pra PC mas agora para Android. Plataforma problemática, mas promissora. Em 2017 o jogo morreu pra termos o sistema de mapa contínuo, que permitiu ter mapas enormes como o Aricanduva. Morreu pra ter animação de limpador de chuva, na época algo bem complexo de programar para funcionar em qualquer modelo... Em 2018 morreu para termos os mods de ônibus na fase 1... Nenhum jogo de Android tinha mods populares, NENHUM! O PBS foi o primeiro jogo de Android a suportar mods de ônibus brasileiros em grande quantidade. Mas enquanto o recurso era feito, ouvimos um monte de bosta de que o jogo morreu, foi abandonado, só pensa em dinheiro... Isso que praticamente tudo é liberado de graça... Não deveria, né? Chegando em 2019 o jogo morreu novamente para termos os mods de ônibus na fase 2 com várias animações e os experimentos dos mods de mapas... Que deram muito certo! Novamente, algo praticamente ÚNICO no mundo dos simuladores de Android. Pode rodar a Play Store de ponta a ponta, qual outro jogo de ônibus tem sistema de mods? Onde qualquer um pode fazer o ônibus que quiser e colocar lá... O Proton tem! Foi Maluf que fez! Em 2020 o jogo morreu para ter os mods de mapas na fase 2, com tráfego e passageiros... E morreu no meio do ano para ter os problemas de performance corrigidos, melhorando RADICALMENTE o desempenho na maioria dos celulares. Especialmente depois da Google exigir reprogramar várias coisas por conta da versão de 64-bit, já que apenas a de 32 ela não aceita mais na Play Store. Muitos códigos antigos tiveram que ser reescritos de uma forma mais eficiente, exigindo mais estudo, maior capacitação e testes exaustivos.

Lembre-se que o jogo não se faz sozinho, alguém tem que estar num computador programando. E a programação toda não aparece no nosso cérebro do nada, é algo praticado, treinado, ensinado. Na raça, muitas vezes. Isso custa um tempo, né? Por mais pessoas incríveis que tenhamos ao nosso lado, ainda há um limite na capacidade de tempo de cada um. Meu parceiro Victor trabalha mais na parte artística dos ônibus e cenários do PBSR, eu no código geral dos projetos.

Não se desesperem! Em 2021 o jogo vai morrer várias vezes também para o trabalho no sistema de [OPS, NÃO PODEMOS DIVULGAR AINDA] e também a continuação dos mods de mapas. Bem como para terminar os ônibus pendentes. Em 2022 provavelmente o jogo irá ser abandonado novamente enquanto trabalhamos no recurso [SECRETO] e também nos cenários do mapa [MAIS SECRETO AINDA].

Agora falando sério... Não que antes não estivesse.

O pessoal é muito imediatista em conteúdo visual... Normal, mas não é assim que um jogo complexo é desenvolvido. Tem que preparar a estrutura pra ter conteúdo sólido.

Internamente 2020 foi um dos anos mais produtivos! Por mais estranho que possa parecer já que foi o ano que menos teve atualizações em número. Mas quantidade de atualização não quer dizer nada, ainda mais com o sistema de mods que desprende o conteúdo da base. Vários bugs clássicos foram e estão sendo corrigidos, logo vai ganhando mais estabilidade... A tendência é mesmo atualizações mais espaçadas e mais conteúdo via mod.

Quanto mais atualizações, menos atualizações. Cada atualização gasta no mínimo uma semana para ser testada e estabilizada, caso não tenha problemas sérios. Tem que testar bastante antes de mandar pra Play Store pra não fazer igual um certo fabricante de sistema operacional aí, que lança as coisas sem testar de qualquer jeito e dá tela azul, reinicia e reverte, faz as pessoas perderem tempo... Supondo uma semana por atualização, se lançar uma por mês como muita gente sonha, são 12 atualizações por ano, 12 semanas jogadas fora só pra atualizar. São praticamente 3 meses. Sem contar atualizações mais problemáticas que podem levar mais tempo, como as que envolvem o SDK do Android que somos obrigados a fazer todos os anos. 3 meses por ano. Em 4 anos, dá um ano. Não podemos perder um ano do desenvolvimento só pra mostrar serviço falando "olha, o jogo teve atualização". Mas nem f... E a programação das coisas desejadas, o sonho de um simulador com mods, onde fica? O jogo é feito para os usuários é claro, mas com os pés no chão, focando no que acreditamos ser o essencial para um simulador de veículos com mapas grandes e sistema de mods. Se ficar atualizando pra encher linguiça pra agradar no curto prazo o jogo deixaria de existir, era melhor ser cancelado do que atualizar uma vez por mês tendo que matar as ideias originais.

O beta não é para todos. É para quem gostou e se adaptou ao ritmo do projeto que oferecemos. Um beta continuado, longo, mas que mostra serviço. Pode não ser o recurso que você quer, claro, mas em meio a milhões de pessoas jamais teríamos como agradar a todos, individualmente. Spoiler: NENHUM JOGO NO MUNDO IRÁ AGRADAR A TODOS OU TER OS RECURSOS QUE VOCÊ QUER, NA HORA QUE VOCÊ QUER. Nenhum. Dentro do planejado o PBS tem sido bem sucedido, os desejos estão sendo feitos mesmo com todas as limitações e problemas técnicos enfrentados.

Esse ano teve dois destaques:

1: Mods de mapa na fase 2 com passageiros e tráfego de veículos, algo RARÍSSIMO em jogos de Android, só alguns poucos jogos de PC têm isso. A maioria das empresas não encaram fazer pelos problemas técnicos que precisam enfrentar, acaba sendo algo "caro" para ser desenvolvido. A futura fase 3 dos mapas ainda vai demorar mais, mas todo o trabalho na fase 2 é duradouro, tem valor pelos próximos anos todos. Isso permite uma quantidade "infinita" de conteúdo e facilita as encomendas, já que qualquer um pode fazer mapa sem precisar ser da equipe. Temos mapas em projetos com parceiros que quando forem lançados não vão "pesar" no jogo de quem não os quiser, isso é magnífico. E sem os meses ralando pra fazer a programação das coisas "por trás da tela" isso seria impossível.

2: As otimizações pra versão de 64-bit que a Google forçou usar no ano passado, que quebrou as pernas por ter que parar tudo pra ver isso... Tive que parar tudo o que estava em andamento pra estudar como resolver, foram várias semanas/meses nisso. Então sim, os mods pendentes foram adiados indefinidamente, os nativos não animados também. A prioridade foi corrigir a performance. O resultado: cerca de 30 fps em um monte de celular fraco atual (como o Galaxy A20S que foi de 4 pra 30 fps com os nativos)... Claro que em celular muito fraco não há milagre, mas foi corrigido o maior problema do PBS de todos os tempos que era a performance em vários modelos de celular não tão velhos.

Outros destaques menores:

Teve dois ônibus nossos lançados, o Mi2 de 15m e o BRT UDA de 23m. Sofreram atrasos pela dedicação para os problemas da performance, onde um monte de partes antigas do jogo precisou ser reescrita como dito lá em cima. Mas agora começam a sair os pendentes.

E tem a colisão que foi retrabalhada, apesar de não ter sido possível entregar ela antes, está chegando... Mesmo que seja lançada no ano que vem, o trabalho pesado foi feito nesse.

Para um jogo de um desenvolvedor só na parte de código não me parece nada mal. 

O beta é pra construção do "core" do simulador, não dá pra entregar conteúdo visual o tempo todo enquanto o grosso é desenvolvido. Igual um prédio, não se começa pela cobertura... 

Se eu ficar lançando mapa e ônibus o tempo todo não vai ter ninguém pra programar, é um game indie de baixo orçamento. Não há recursos para contratar funcionários fixos, o pessoal desconsidera isso mas o custo para manter empregados em uns anos é bastante alto. Tudo acaba sendo muito difícil, como em boa parte das outras empresas indies onde os jogos são feitos por equipes pequenas, porém comprometidas. Quando se tem uma ou duas pessoas demora mais pra fazer, mas é mais difícil quebrar do que tentar manter cinco ou dez e não ter dinheiro no final do mês. 

E modéstia à parte mesmo com apenas duas pessoas o Proton tem muito mais conteúdo do que alguns jogos "prontos" que são abandonados rapidamente... Na Play Store tá cheio desses "bus simulators" da vida que o cara começa e abandona no primeiro ano. Vai lá, joga na busca, bus simulator... Instala uma dúzia deles. Volte daqui um ano, repita o processo e veja como estão... Muitos nem existirão mais. Tem um monte de apps gringos só pra lucrar com anúncios ou imagens de outros jogos de PC pra enganar o usuário. Muitos apps fakes, outros que sofrem no desenvolvimento e apesar de sérios, são abandonados.

São poucos os que de destacam com o desenvolvimento mantido por anos sem desistir. Entre esses alguns agradarão algumas pessoas, outros outras... E uma parte dos usuários rotacionam entre eles. Super normal e saudável! Mas estatisticamente da maioria dos apps poucos sobrevivem após um ano, dois... Por pior que o Proton possa ser para os críticos e ansiosos, estar de pé há quatro anos e continuar sendo desenvolvido ativamente não é pra qualquer um.

Desistir? Aqui não, rumo a quatro anos trabalhando praticamente sem parar, trazendo coisas que outros jogos de celular não tinham. Não que seja perfeito, nunca vai ser, mas pelo conjunto de recursos tem um potencial enorme.

O Proton não será abandonado tão cedo, custe o que custar... Mas... É claro que um dia vai acabar. Um ciclo. Começo, meio e fim. Em alguns anos à frente terá uma última atualização, e depois nunca mais. E pode acabar sem os recursos que você deseja. Sim, provavelmente vai. Em meio a tantas pessoas onde cada uma quer uma coisa, certamente o fim do jogo jamais vai ter tudo o que querem. Todavia os recursos idealizados originalmente estarão lá. A maioria já está, na verdade... O core já passou da lista de recursos planejados há muito tempo, faltando apenas aparar as arestas nos mais complexos e iniciar os mapas dos sonhos.

No ano que vem as atualizações também poderão ser espaçadas dependendo da complexidade do que é feito. Ao olhar para cada seis meses ou um ano o progresso é claramente visível. Qualquer um que achar que consegue fazer sozinho o que o Proton tem em menos tempo provavelmente estará bastante enganado... A maioria desiste ainda no começo. E quem tenta em equipe geralmente quebra a cara com pessoas que não cumprem o que prometem, furam, quebram a parceria ou sociedade, roubam propriedade... É o que mais tem por aí: gente que faz equipe sem estrutura e quebra a cara com os parceiros. O PBS tem um compromisso de ser inviolável na base, de forma que todas as parcerias só são feitas de forma não destrutiva. Isso dificulta um pouco as coisas, mas garante que o projeto não caia nas mãos erradas tendo seu fim prematuro como tantas outras empresas de jogos já tiveram.

Cada desenvolvedor tem seu estilo e suas prioridades, tem muito jogo que tem algumas coisas que outros não tem e está tudo bem com isso. Quando as pessoas gostam muito do projeto as cobranças são normais, pois esperam que tenha aquilo que elas querem, já que passam tanto tempo nele... Do lado dos desenvolvedores é algo impossível de atender, sendo realista, nenhum projeto realmente atenderia tudo o que todo mundo quer haha. Não achamos viável fazer modo online, por exemplo. Tem gente que pira nisso. Tem jogo que tem. Não seria melhor jogar os que tem, em vez de tentar mudar os planos de um outro que está tendo seu ciclo cumprido? Muita gente não consegue absorver a ideia... Mas paciência.

Enfim, o que o jogo tem hoje fala por si só. Quem quiser reclamar que as atualizações demoram ou que o jogo morreu... Que reclame. Quando vem um conteúdo significante decorrente do trabalho de meses, anos acumulados, essas pessoas geralmente calam a boca. Aí passam dois meses e voltam a reclamar... E a vida segue rs.

Se não tiver visto ainda, recomendo ver a lista de planos:

https://trello.com/b/eWtkGV93/protonbus 

É isso aí! Obrigado a todos os que apoiaram até aqui, muitas coisas novas ainda virão. Não espere perfeição, não será perfeito. Mas quem é perfeito?