< < Voltar ao Índice - Home

Sons em mp3 não serão mais carregados a partir da v270

Textão muito importante, compartilhe com os criadores de mods que vocês conhecem, por favor!

Pessoal, um recado importante: na próxima versão do jogo os sons em MP3 não serão mais carregados. Eles são uma fonte de problema considerável para o jogo desde o início do sistema de mods. Alguns funcionam, outros não, em alguns aparelhos sim, outros não. Na maioria dos celulares não... É uma experiência frustrante para vocês e para a gente, que perdemos tempo de suporte com isso. Acaba tendo um custo alto quando somando ao longo dos anos, prejudicando o trabalho e o desenvolvimento das cosias saudáveis.

Nas buscas pelas otimizações feitas nas versões recentes do jogo todas as coisas problemáticas precisam ser cortadas pela raiz, incluindo o uso excessivo do try... catch, geração de garbage e exceções em geral. Com isso problemas que eram ignorados em troca de perda de performance agora travam o jogo, porque o try... catch não está mais lá. O bug do volante travado ou das rodas travadas nas versões recentes é relacionado aos sons, por incrível que pareça.

Junto com as texturas grandes os sons em MP3 são partes das fontes de problemas diversos no comportamento do jogo no celular, impactando o uso de memória e processamento.

Há mais de um ano (sim, há mais de um ano!) estamos orientando a não usarem arquivos MP3 nos mods. Eles não funcionam em todas as condições e plataformas. Muitas vezes pega no PC de quem fez o mod mas não nos celulares. Como mais de 95% do público está no celular, não convém aguentar os problemas que os mp3 muitas vezes causam ao jogo.

É necessário um código de um plugin de terceiros pra ler eles porque o formato é proprietário, e a engine não oferece suporte nativo a esse formato em runtime (dentro do jogo rodando, fora do editor dela). Praticamente todo ano somos obrigados a atualizar o SDK do Android pra poder atualizar o jogo na Play Store. E sempre aparece alguma encrenca com algum plugin proprietário/fechado que não temos acesso para tentar resolver. Cortar o mal pela raiz será a solução.

Lembrando que o jogo inteiro é um BETA, isso nunca foi escondido, muito pelo contrário. Regressões no desenvolvimento são normais e necessárias. Insistir no erro seria burrice.

Alguns dos nossos mods também usavam sons em mp3 porque tínhamos esperanças de ver eles funcionando. Eles serão atualizados no decorrer das próximas semanas para remover os mp3. Em vários celulares os mp3 já não tocavam, como as buzinas.

A esperança de conseguir fazer os sons em mp3 pegarem sem problemas em runtime na Unity não pode atrapalhar o progresso das demais áreas do jogo, já deu!

Os wav em 44.1 kHz são os mais recomendados, esses normalmente não deram problemas desde que o jogo existe. Não basta renomear o áudio, é necessário reconverter. No Audacity no PC dá para fazer isso facilmente, é só abrir o som nele e reexportar para Wav 44.1 kHz. Pode ser chato no começo mas depois o pessoal fica acostumado.

Estudamos usar OGG no passado, talvez até funcione, mas os wav são mais bem testados.

Futuramente as texturas grandes (acima de 2048 pixels) podem ir pelo mesmo caminho na versão Android... A dor de cabeça que elas nos trazem com o jogo crashando ou tendo comportamento estranho é surreal. E isso pode causar o banimento dele da Play Store, pois ela tem uma taxa de falhas máxima aceitável. Se passar de uma certa porcentagem... Adeus Play Store, aí só apk e obb. Seria péssimo. Então pode ser mais um recurso a ser bloqueado na versão que vai pra lá futuramente. Não queremos, mas caminha para isso, visto que o número de crashes causados por essas texturas grandes é enorme.

O sistema de mods é maravilhoso mas temos que lidar com as restrições da plataforma e seguir regras de comportamento. O ideal pra quem quer texturas grandes é fazer duas versões do mod, como tem sido nossos lançamentos: uma de PC e uma de celular, com as texturas redimensionadas. Nem todas devem ser 2048, várias peças menores do interior podem usar texturas menores para usar ainda menos RAM. O 2048 no caso seria o tamanho máximo aceito.

Enfim, repassem aos criadores de mods que vocês conhecem, por favor!

//texto escrito em dezembro de 2020

//post relacionado feito em outubro de 2019: http://blog.protonbus.com.br/2019/10/importante-evitem-mods-com-texturas.html