< < Voltar ao Índice - Home

O Proton Bus morreu! Quantas vezes ouvimos isso, será?

TODAS AS VEZES EM QUE O PROTON BUS MORREU

Pra quem vive falando bosta que as atualizações demoram… Talvez em breve terão mais motivos!

Com o sistema de mods boa parte do conteúdo é produzido de forma separada do jogo, num ritmo muito mais dinâmico. É bom pros jogadores, que só usam os mods que gostam, ocupando assim menos espaço do celular. É bom pros desenvolvedores, que lidam com menos problemas de código a cada atualização.

A tendência é que as atualizações futuras sejam bem mais espaçadas e a produção de conteúdo seja via mods, conforme a base do jogo ganha maturidade. Assim gera menos stress pra todos, já que o processo de atualização do jogo inteiro é irritante demais, toma vários dias só pra publicar e estabilizar uma atualização na Play Store. Toda vez que atualizamos o jogo ele apresenta alguns problemas que antes não tinha, é bem estressante. Já com os mods é mais de boa: eles são independentes da base do jogo. Um mod bugado não afeta os demais. Já uma parte do código afeta o jogo todo…

Caminhamos para um ritmo onde as atualizações de código serão a partir de seis meses, podendo chegar a mais tempo depois. Sem deixar de criar e lançar conteúdos! Sejam ônibus ou mapas, vamos continuar criando e encomendando com os modeladores.

Então já vamos nos preparando psicologicamente pros xingamentos do pessoal desesperado, os mais sem noção. Xinguem devagar para terem fôlego, porque terão motivos por bastante tempo, hein!

A seguir, uma lista das principais vezes que o jogo morreu e tivemos que ouvir muita merda, xingamentos, etc…

Em 2014, no primeiro projeto de todos, quando as sombras ficavam piscando ao chegar no final da primeira linha… Isso fez o Marcos desistir do jogo na engine Unity, pela falta de suporte a mundos grandes… O problema foi contornado parcialmente anos mais tarde, com muita insistência, ao ver que mesmo com todos os problemas a Unity era a mais viável… Então o trabalho foi retomado entre 2015 e 2016…

Em 2016, nos primeiros testes internos no Android, onde o jogo fechava sozinho depois de 10 segundos… Até então ele seria só de PC, mas queríamos muito uma versão Android! O jogo teve que ser reescrito do zero, praticamente, tirando todos os conteúdos que foram feitos até então… Isso foi bom, tornou o projeto muito mais otimizado!

Em 2017, quando foi feito o sistema de mapa contínuo, algo que não existia até então e por conta disso a atualização demorou mais do que o habitual… Isso permitiu ter mapas grandes, onde o cenário é carregado e descarregado conforme o jogador se movimenta… Não é perfeito pelas travadas que dá para carregar, mas deu mais ou menos certo, dá pra dizer… Em aparelhos topo de linha a travada normalmente não é sentida… Todavia esse sistema não funciona com os mods, pois a travada seria bem maior, isso envolverá outras pesquisas…

No final de 2017, quando foram programadas as animações a serem lançadas com o TGV, animações até então inéditas no PBS como os limpadores pra chuva…

No início de 2018 com o bug do Galaxy J7 Prime, onde perdemos uns dois meses tentando resolver os glitches gráficos que apareciam… E no final a culpa era da Samsung, que lançou uma atualização e o bug sumiu sem nem atualizar o jogo… Dois meses pedidos, sem poder mexer nas outras coisas, por causa de um problema que nem nosso era… Foda…

Em meados de 2018, quando estava sendo programada a fase 1 do sistema de mods de ônibus, algo extremamente complexo e caro para se desenvolver, com um custo de tempo enorme… Algo praticamente inédito em jogos de celular! Ouvimos tantas vezes que o jogo morreu ali… Sendo que estava sendo feito um dos principais recursos de todos do jogo, olha só!

Quando foi feita a integração dos mapas antigos ao Aricanduva, uma atualização que também demorou devido sua complexidade, tendo que picotar os mapas em trechos menores e integrá-los ao sistema do mapa contínuo…

Em 2019, com a criação do mapa “Aricanduva HD”, uma versão mais bonita para PC, que precisou ser suspensa devido as travadas que dá para carregar… Passaram-se anos e anos e a Unity ainda é complicada pra mundos grandes… A ideia foi deixada de lado temporariamente, mais uma vez…

Em 2019, nas preparações pra fase 2 dos mods de ônibus, trazendo muito mais vida aos mesmos…

Em meados de 2019, quando o pai do Marcos morreu depois de uns meses bastante doente… Teve vagabundo que falou que o jogo morreu junto por conta do afastamento temporário de algumas semanas… Mesmo assim o trabalho não parou e a fase 2 dos mods de ônibus chegou alguns meses depois…

Em 2019, por conta do bug dos 64 bit… A Google forçou todo mundo a usar 64-bit nos apps da Play Store, só que a Unity não estava preparada para isso… Nos entregando uma ferramenta bugada, problemática e imatura (o IL2CPP, uma gambiarra que converte código C# em C++)… Isso comprovadamente piorou a performance do jogo em muitos celulares… Supostamente o problema foi corrigido vários meses depois, mas ainda parece ter resquícios dele, em alguns aparelhos a versão de 32 bit roda melhor… Isso nos toma um tempo muito maior do que deveria, tendo que gerar as duas versões e postar a de 32 fora da Play Store… Desenvolver pra Android é uma merda que só, do nada inventam problemas que antes não existiam… A Google não deveria ter se apressado em forçar 64 bit sendo que a engine de jogos mais popular do mundo não estava pronta para isso (e ainda não está, na verdade, o IL2CPP é cheio de bugs misteriosos)…

No final de 2019 e início de 2020, com a preparação pra fase 2 dos mods de mapa, com tráfego e passageiros… Novamente algo super complicado que quase nenhum jogo de Android tem…

E por aí vai.

Pra esse pessoal ansioso e sem noção das coisas o jogo ainda vai morrer muitas outras vezes. Vai morrer pra esperar a fase 3 dos mods de mapa. Vai morrer pra esperar a animação e conversão dos demais nativos pra mods. Vai morrer pra esperar as melhorias no tráfego. Vai morrer pra esperar a versão iOS. Vai morrer pra esperar a revitalização ou a remoção do mapa Aricanduva (o que for mais viável). Vai morrer pra esperar a fase 3 dos mods de ônibus. Vai morrer pra esperar a produção do nosso mapa principal (que provavelmente não será o Aricanduva). Vai morrer pra esperar a correção de novos problemas do Android, visto que toda hora o pessoal da Google inventa uma moda nova e os jogos precisam se adaptar…

O desenvolvimento do PBS é bastante sólido, estruturado, por mais que algumas pessoas não consigam perceber. É normal. Podem xingar, criticar, falar o que for. O trabalho não para e nunca vai parar, só por motivos de força maior mesmo, como uma guerra ou problemas de saúde.

Não estamos aqui pra agradar fulano ou ciclano, youtuber ou entusiastas. O desenvolvimento do jogo não pode se moldar aos gostos individuais de uma única pessoa. Coletamos feedback e damos muito valor às opiniões, é claro! Mas tem um limite: não dá para fazer absolutamente tudo o que pedem. Nenhum jogo faz isso. Nem as empresas bilionárias. Muito menos os indies.

Receber críticas faz parte do processo natural, afinal o jogo está publicado, as pessoas falam o que pensam naquele momento. Algumas percebem e mudam, outras vão continuar falando. Que falem!

É isso aí, pessoal! 

Obrigado a todos os que nos compreendem. E quem não compreende, paciência, reclamar não muda os fatos. Qualquer um que tentar fazer um jogo com 10% do que o Proton tem vai sentir na pele uma parte do que passamos. Então nada dessas críticas nos atingem, mas compreendemos, nos colocamos na posição de quem critica também. Do ponto de vista do jogador é uma coisa, do produtor é outra.

De qualquer forma o desenvolvimento do projeto segue naquilo que acreditamos ser o melhor para ele. Queremos uma base sólida que possa ser usada por vários anos, produzido ônibus e mapas melhores com o tempo, mas numa base estruturada, que não caia facilmente. E isso não vai ser conseguido se ficarmos parando toda hora pra agradar A ou B. Temos nossos planos, estratégias e direções. E vamos que vamos.

Mudar, reconhecer erros e recomeçar, faz parte. Estamos sempre aptos a mudanças caso sejam para melhorias. Só que precisam ser viáveis técnica e comercialmente, não podem ser apenas para atender os desejos de uma parte dos jogadores. Senão não daria pra fazer absolutamente nada! Já que cada um quer uma coisa…

Enfim, desabafo feito, vamos continuar o trabalho. Se a v254 não tiver bugs graves, a próxima atualização agora deve demorar bastante. Vamos trabalhar para entregar alguns dos ônibus que estavam pendentes. E também fazer algumas peças de ruas e objetos para os criadores de mapas utilizarem.

Agradecemos a todos os colaboradores! Sem os apoios, tudo isso teria sido muito mais difícil. Os recursos são somados e usados pra pagar modeladores nas encomendas, as licenças de software (incluindo a Unity) e equipamentos, etc.

Vamos que vamos, enquanto para alguns o jogo morreu, para outros está apenas na fase embrionária. Muita, absolutamente muita coisa boa ainda vai vir… E não precisamos provar nada pra ninguém, a evolução fica bastante clara ao olhar para trás ;)