< < Voltar ao Índice - Home

Feliz 2020!

Feliz ano novo a todos, pessoal!

Quase 3 anos de Proton Bus! Mesmo com todas as dificuldades externas com tretas da engine e do Android que tomaram mais tempo do que o esperado, fizemos muito mais do que o planejado!

Especialmente no suporte a mods, algo que originalmente nem teria. Remanejamos recursos para viabilizar isso, e valeu muito a pena! Antes do Proton era loucura pensar num jogo/simulador de ônibus de Android com mods. Só a galera do PC sabia o que era isso, e ainda assim em poucos títulos. Abrimos o caminho para termos centenas (um dia, milhares!) de modelos novos no celular.

Isso permitiu atingirmos uma base bastante sólida que será útil por todos os próximos anos, algo muito melhor do que os recursos que foram deixados de lado em troca: os nativos antigos animados e o mapa mais detalhado, potencialmente pesado para os aparelhos atuais.

O sistema de mods de mapas é outro bônus não planejado originalmente mas que foi encaixado no projeto, porque do jeito que foi idealizado é alcançável a curto prazo. Parece loucura ter mods de mapas sem ter editor de mapas. Isso permitiu cortar custos e pegar um excelente atalho!

A programação de passageiros e tráfego é bem complexa mas já foi iniciada, esperamos ter algo concreto nisso ainda no primeiro semestre de 2020.

Com o sistema de mods de mapas vocês terão muitas rotas novas feitas pelos próprios jogadores, aí poderemos trabalhar com mais tempo nos nossos próprios mapas, tanto nativos como mods, sem deixar todo mundo sem conteúdo novo por muito tempo.

Sabemos que celulares mais básicos ou antigos (hoje os de 2 GB de ram) não conseguem aproveitar os mods a contento, mas pensando no futuro, é o melhor caminho. Se fôssemos pensar só em limitações por causa dos aparelhos atuais este jogo nem existiria, visto que lá em 2017 quando veio a primeira versão ele já era pesado pros celulares populares da época. Encaramos o desafio e fizemos sabendo que não dá pra agradar a todos, mas conscientes do objetivo. 

Durante bastante tempo ainda virá conteúdo nativo, inclusive alguns novos ônibus. Não podemos confirmar todos, nem adicionar muitos senão o jogo fica enorme (mais do que já é). Mas pelo menos mais uns nativos ele vai ter sim :)

Somos eternamente gratos a Unity Technologies que permitiu que este projeto existisse e também pelo apoio oferecido, mesmo com as limitações referentes ao tamanho do mundo. E também ao Blender, popular software open source e grátis, onde o Marcos começou a modelar quando não sabia nada nada de 3D. Sem ele nada disso teria acontecido! E não poderíamos deixar de lembrar do OMSI, simplesmente o melhor simulador de ônibus existente, em física e som não tem pra ninguém. O Proton existiria mesmo se o OMSI não existisse porque o Marcos queria fazer isso bem antes dele, mas não dá pra negar que ele deu um apoio enorme indireto, facilitando o aprendizado da modelagem para visualização no mundo virtual. Nenhum outro simulador de ônibus até hoje chegou perto do legado que o OMSI deixou.

Pro core do Proton sair do beta faltam basicamente acertos no tráfego e sistemas de controle para vários aparelhos, além dum mapa mais bonito. O restante é detalhe que não trava uma "v1" propriamente dita. Com os problemas de mundo aberto da engine fica difícil progredir no estilo de mapas que desejamos, mas não vamos desistir, se for o caso faremos mapas menores isolados. Aí dá menos problema. Como eram os antigos com a 4520, 3207 e 3209 num mapa único, sem divisão em pedaços. Infelizmente nem tudo é como a gente gostaria que fosse, mas nem tudo está perdido também. Dá pra ter rotas médias, e isso já basta.

Enfim, é isso, que venha 2020 <3